..... Paris, Com 200 museus e monumentos, abriga um patrimônio artístico, histórico e cultural sem igual.

 

 

Tour Eiffel - 324 metros de altura, 10.100 toneladas, 1.665 degraus: o símbolo incontestável de Paris foi erigido por Gustave Eiffel, para a Exposição Universal de 1889. Não perca: a Torre Eiffel cintila nos cinco primeiros minutos de cada hora, ao cair da noite até 1h da madrugada. Veja o vídeo a baixo:

 

Arco do Triunfo: no topo dos Champs Elysées, o arco construído entre 1806 e 1836, celebra as vitórias da Grande Armada de Napoleão. Uma chama, que é acesa todas as tardes às 18h30, destaca o túmulo do Soldado desconhecido.

 

Champs Elysées: Luxo e moda, grandes restaurantes, teatros e museus: Do Arco do Triunfo à Place de la Concorde, acha-se de tudo na mais bela avenida do mundo.

A Place de la Concorde : ao outro extremo dos champs elysées, esta praça foi construída entre 1755 et 1775, à iniciativa do Rei Louis XV. Luís XVI foi guilhotinado em 21 de janeiro de 1793 e a Rainha Maria Antonieta, Danton, Madame Roland, Robespierre e muitos outros. Ao total 1.119 pessoas foram decapitadas nesta praça durante o Terror.

No topo da colina de Montmartre, há Basilica dedicada ao Coração de Jesus; Missa cantada pelas Carmelitas acompanhadas pelo órgão monumental todos os domingos às 11h00. Montmartre é uma republica, centro de arte com pintores na praça.

O quartier Latin, bairro cujo nome é devido ao facto de ai existirem as primeiras universidades em Latim. No entorno da Universidade de Sorbonne, fundada em 1257, desenvolveu-se o bairro dos estudantes e das Grandes Écoles. As livrarias, lojas e restaurantes são abundantes aqui.

Notre Dame, Carro-chefe da arte gótica, foi construída nos séculos XII e XIII sobre a Île-de-la-Cité. Torres, museu e cripta arqueológica, visitas de segunda a sexta: das 8h às 18h45 – Sábados e domingos: das 8h às 19h15. Visitas limitadas aos domingos em razão dos ofícios religiosos.

A Santa Chapelle e seus prodigiosos vitrais e a Conciergerie – prisão até o século XIX – são valiosos remanescentes do palácio dos reis da França do século X ao século XIV. Sainte-Chapelle das 9h/9h30 às 12h45 e das 14h15 às 17h/18h. Conciergerie: diariamente das 9h30 às 18h.

Opéra de Paris-Garnier, Visite o teatro-obra prima de Charles Garnier, inaugurado em 1875, os seus sumptuosos espaços públicos e suas exposições temporárias. Visitas livres diariamente: das 10h às 17h (18h no período de 16 de julho a 31 de agosto), excepto em dias de representação em matinê ou manifestações excepcionais. 

O museu d’Orsay,  instalado na antiga Gare d’Orsay (1900), ao impressionismo, pintura, escultura, fotografia, arte decorativa… – de 1848 a 1914. De terça a domingo, das 9h30 às 18h – Quintas: visitas noturnas até às 21h45.

Praça da Bastille e a sua Opéra, É o símbolo da Revolução Francesa: a festa nacional comemora o dia em que o povo de Paris tomou a prisão que estava nesse lugar, em 1789. Atrás da Ópera, serpenteiam muitas pequenas e animadas ruas.

O centro Georges Pompidou, museu consagrado à criação moderna e contemporânea, este edifício de arquitetura muito singular abriga o museu de arte moderna, uma biblioteca, galerias de exposição e salas de espetáculos.

O parc de la Vilette e a Cité de la Science, este espaço verde está semeado de edificações que acolhem festivais, espetáculos de teatro ou circo, concertos, exposições... e eventos excepcionais. Cité de la science e da Descobertas, com várias experiências para jovens, de Radioactividade, Quimica, Vulcões e terramotos, Física, Astronomia, Ciências Naturais, Matemática, e com um planetário. No Planetário "La Geode", são projetados filmes em 3D numa visão de 360°. Abertura de terça a domingo. Confira a baixo o vídeo com a experiência na "La Geode":

 

Museu du Quai Branly, ou museu des artes primitivas não ocidentais, homenagem às artes e civilizações da África, Ásia, Oceania e das Américas.

Ao redor dessas imperdíveis visitas, dezenas de outros locais e museus, ateliês, casas de artistas ou de pessoas célebres, jardins, igrejas, fundações, “hôtels particuliers” (casas excepcionais) e centros culturais acompanham o público em um encontro com todas as formas da arte e da cultura... Reformas e inaugurações se sucedem em Paris. Entre as novidades não se deve esquecer: Palácio de Tóquio, o departamento de Arte Islâmica no Louvre, o Museu Galliera – Museu da Moda da Cidade de Paris, Museu Rodin…

Paris possui 20 bairros, ou "arrondissements", distribuídos como um caracol, sendo o centro histórico o primeiro.Veja aqui mais detalhes.