Paris é composto por 20 "arrondissements" (bairros), distribuídos como um caracol, sendo o centro histórico o 1er (premier) e os outros consecutivamente na rotação dos ponteiro de um relógio.
Paris administrativamente é uma cidade e ao mesmo tempo um "departamento" cujo o N° é o 75, pelo que o código postal "75015" indicará o arrondissement 15.
O rio Seine atravessa Paris de Este a Oeste dividindo cidade em dois lados: "Rive Droite” (margem direita) e “Rive Gauche" (margem esquerda). O Museu do Louvre está na “Rive Droite” e a Tour Eiffel ou o Quartier Latin estão na “Rive Gauche”.
A numeração dos prédios é consequente da orientação do rio, pelo que os números das casa nas ruas paralelas ao curso do Seine, começam na Nascente/Este e finalizam na direção da Foz/Oeste do rio, e os números das ruas perpendiculares começam na zona próxima das margens do rio e vão aumentando desde que se afasta deste.
Paris fica no interior duma faixa de circulação rápida, denominado "Boulevard Périphérique", partilhada em Périphérique Intérieur e Extérieur em relação à cidade. Ao redor do Périphérique estão outras cidades que nos tempos da Idade Média eram aldeias agrícolas que alimentavam Paris. Hoje em dia se não houvesse o Périphérique, seria muito difícil de distinguir Paris da outras cidades.
Paris é uma cidade tranquila e segura. Entretanto, como não importa qual cidade ou lugar turístico, é aconselhavel de dobrar de a atenção, porque como em todo lugar há "batedores de carteiras". No entanto, é uma cidade tranquila e segura. Em Paris, "Intra-muros" você pode passear tranquilo a pé durante dia e à noite, E compreensivel que de madrugada há zonas que podem e devem ser evitadas, são por exemplo os bairros menos turísticos da parte Este da cidade (10,18, 19 e 20).
No metro, em função do avanço da noite e da madrugada, devem ter um pouco mais de precaução sobretudo se a estação estiver deserta.