Fuso Horário

Relógio Museu d'Orsay
FOTO: Relógio Museu d'Orsay

Na França existe o horário de verão, aumentando 1 hora entre o último domingo de março e o último de outubro. Então a diferença horária em relação ao Brasil, que é de 4 horas, aumenta mais 1h.

 

As boutiques e o comercio em geral funcionam de segunda a sábado das 9h às 19h. Algumas fecham durante a hora de almoço, outras estão fechadas às segundas, assim como a maioria dos museus.

 

De facto os franceses trabalham 5 dias por semana, ou seja, 35h; devem ter 2 dias de repouso consecutivo sendo o domingo obrigatório para todos, salvo excepções e serviços (restaurantes, transportes etc...).

 

O comércio no domingo abre somente nos lugares "turísticos" e sob autorização específica, como por exemplo na Av. Champs Elysées e nos aeroportos.

 

Os restaurantes atendem o público de 12h às 13h/14h e de 19h30 à 22h. Notem no entanto que o facto de chegarem por exemplo às 21h30, não é garantia de serem atendidos apesar de fechar às 22h.

 

Alguns restaurantes, em lugares de grande frequentação turística, funcionam em serviço permanente (24h), nesse caso será escrito à porta ou em evidência: "Service Continu..."

 

Em regra geral, o uso do "pourboire" (para beber) é uma tradição que perdura ainda hoje em dia. Suponho que não veem à França para ir comer num "fastfood", mas se infelizmente para você, não tiver outra alternativa, saiba que é possível comprar "à emporter" em vez de "sur place", é um pouco mais barato. (comprar para levar// comer fora, não no fastfood);

 

Também, convém de saber que quando uma boutique ou supermercado, indica fechar por exemplo às 19h, você não será autorizado a entrar à partir das 18h30!

 

Veja aqui o horário atual de Paris:

Compartilhe:


Paris possui 20 bairros, ou "arrondissements", distribuídos como um caracol, sendo o centro histórico o primeiro.Veja aqui mais detalhes.